Refletir

VIVER UMA RELAÇÃO NO SÉCULO XXI


O PROJETO FAROL 2033, criado pela Equipa Europeia de Encontro Matrimonial, tem como objetivo a compreensão do estilo de vida e da sociedade atual, a qual definimos como líquida por se basear em relações fluidas.

No íntimo de cada ser humano há o SONHO de ser FELIZ.

O sonho comanda a vida, já dizia António Gedeão, mas não chega sonhar é necessário ter um plano e segui-lo para conseguir alcançar o sonho.

As linhas de ação do PROJETO FAROL 2033 são a identificação das razões que levam cada um a fazer as opções que faz (o seu PORQUE); onde coloca o foco da sua vida (o seu, O QUÊ); e ­como como pode pôr em prática o projecto de felicidade (o seu COMO)

VIVEMOS NUMA SOCIEDADE LÍQUIDA EM QUE A SEGURANÇA DAS RELAÇÕES SÓLIDAS SE VAI PERDENDO, É PRECISO TER EM MENTE O OBJETIVO DE CRIAR RELAÇÕES SÓLIDAS

«Às vezes, mais do que um mundo novo, é preciso olhos novos para ver o mundo» (Cláudio Baglioni)

CONSTRUIR RELAÇÕES SÓLIDAS NUMA SOCIEDADE LÍQUIDA


A autonomia por si só pode levar à solidão. Como os Beatles dizem, “All the lonely people, where do they all belong?”, todos nós temos necessidade de pertencer a alguma coisa. As pessoas encontram a pertença em muitos grupos ou comunidades diferentes: igreja, amigos, família e Facebook ou noutros meios de comunicação sociais. Alguns veem-se a si mesmos como pertencentes apenas a uma ou duas pessoas. Outros acreditam que são e sentem-se pertença de todas as pessoas em todo o mundo, da humanidade

«As verdadeiras viagens de exploração não consistem em descobrir novas paisagens, mas em ter olhos novos.» (Marcel Proust)

CONSTRUIR UM COLAR DE PÉROLAS COMO SÍMBOLO DE AMOR


Um colar de pérolas é um presente oferecido pelo marido em ocasiões especiais. É um sinal de amor, representa a ligação entre a pessoa que oferece e a que recebe. O colar de pérolas pode ser a imagem do casamento como uma aliança de amor. É feito de um conjunto de pérolas ligadas por um fio. E as pérolas são o amor do casal, o amor do sacerdote à sua comunidade, o amor de Deus pelo seu povo.

O nó que liga as pérolas é o amor, mas não são apenas as acções ou as palavras bonitas que fazem uma relação de amor, é o modo como ligamos a nossa vida de relação com as actividades.

 

«Para unir é preciso amar, para amar é preciso conhecer, para conhecer é preciso ir ao encontro do outro.» (Cardeal Mercier)

ENCONTRO COM JESUS


Cada homem/mulher tem um encontro pessoal com Jesus. Um encontro verdadeiro, concreto, que pode mudar radicalmente a vida. O segredo não consiste só em aperceber-se dele, mas também em nunca dele perder a memória, para preservar o seu vigor e beleza.

O Senhor procura-nos para fazer um encontro connosco e cada um de nós tem o seu encontro com Jesus, um encontro verdadeiro no qual sentimos que Ele olha para mim. Não é uma experiência só para santos. Se não nos recordamos, devemos pedir ao Senhor que nos conceda a memória, porque Ele recorda-se do encontro. É evidente que Jesus nos quer encontrar, quer que a Sua relação connosco seja directa.

Partilhe este conteúdo: