Homenageamos P. Carlos Cardoso De Melo e Irmã Adelaide Farinha identificados com Sacerdócio e vida religiosa mais longos em Portugal.


P. Carlos Cardoso De Melo


P. Carlos Cardoso De Melo

O P. CARLOS CARDOSO DE MELO nasceu a 1 de Setembro de 1926 em Moimenta, concelho de Cinfães. 
Em 1938-39 ingressou no Seminário de Vila Viçosa sendo ordenado presbítero em 26 de Junho de 1949, em Vendas Novas. Nos primeiros meses de sacerdote foi coadjutor em Coruche e Vendas Novas, tendo ido em 3 de Outubro de 1950 para o Seminário Menor de Vila Viçosa, como prefeito e professor. Em 25 de Setembro de 1958 transitou para o Seminário Maior de Évora, com as mesmas funções. 
Em 12 de Setembro de 1964 foi nomeado pároco de Mora e de Brotas, onde permaneceu cerca de 52 anos. A sua atividade pastoral e sócio-caritativa em Mora foi muito intensa: procedeu à remodelação da Igreja e da Casa Paroquial, assim como da capela de Santo António, adquiriu o edifício do Teatro Municipal para o adaptar a Centro Paroquial, foi Capelão e Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Mora, que ajudou a remodelar. 
Atendendo à sua intensa e profícua atividade nos Seminários de Évora, durante cerca de catorze anos e atendendo à sua profícua ação paroquial foi homenageado pela LASE decano dos sacerdotes do Presbitério Eborense.
Em 27 de Outubro de 2016 deixou Mora para se recolher na Casa Sacerdotal do Porto, onde atualmente reside.
O P. Carlos de Melo tem agora 92 anos de idade e 70 de sacerdócio.


A IRMÃ ADELAIDE FARINHA nasceu a 18 de Janeiro de 1915, em Várzea de Cavaleiros, Sertã, Castelo Branco. 
Entrou na congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima a 29 de Agosto de 1929, embora a sua formação em ordem à vida religiosa tivesse começado apenas em 7 de Outubro de 1937. Fez a Profissão religiosa a 31 de Março de 1940.
A Irmã Adelaide foi durante toda a sua vida religiosa responsável de cozinha primeiro no Seminário de Lamego e depois na Casa de S. José, também em Lamego até 2009.  Foi sempre uma pessoa muito organizada, corajosa e destemida, com grande espírito de sacrifício, mas sempre bem disposta. Sempre demonstrou grande convicção e grande alegria pelo dom da sua vocação.
A Irmã Adelaide Farinha encontra-se atualmente na Comunidade da Casa Mãe das Servas de Nossa Senhora de Fátima em Santarém.
A Adelaide Farinha tem agora 104 anos e 79 anos de Profissão Religiosa.