Dia Mundial do Matrimónio 2022


O Dia Mundial do Matrimónio foi criado para homenagear marido e mulher como alicerces da família, a unidade básica da sociedade, com o apoio de sacerdotes e religiosas, saudando a beleza da fidelidade, do sacrifício e da alegria na vida conjugal do dia a dia.

O dia foi celebrado pela primeira vez no nosso país pelo movimento Encontro Matrimonial, em 2019, no Parque das Nações, em Lisboa. Este ano, a comemoração decorreu no dia 13 de fevereiro e, dadas as condições de saúde pública em vigor, o evento foi festejado online.

A vivência do Dia do Matrimónio recordou aos casais, sacerdotes e religiosas que puderam participar, o real significado do sacramento; é possível enriquecer o matrimónio, reforçando o amor e levar a mensagem a outros casais, demonstrando à sociedade a alegria que é possível viver um matrimónio para toda a vida.

Ao longo do evento, foram abordados três grandes temas que, na perspetiva do E.M., são de extrema importância para um casamento feliz: ser um projeto de felicidade para a vida; ser um caminho de santidade e instrumento do Amor de Deus e ser uma relação dialogante e apoiada por uma Comunidade de Amor.

A sessão teve o momento mais relevante com a reflexão sobre a carta aos esposos, do Papa Francisco, com o título “Jesus está presente no barco do Matrimónio”. É um grito de alerta e de esperança para as famílias, tão afetadas pelo isolamento, pelas restrições e pelos impactos sociais e económicos causados pela pandemia. Um verdadeiro gesto de ternura e de apelo ao diálogo que o Papa nos faz.