O Padre Carlos Cardoso de Melo, é o sacerdote que há mais anos (70) em Portugal, consagrou a sua vida à Igreja, de acordo com as inscrições recebidas por EM. Atualmente o P. Carlos Melo com 93 anos vive na Casa Sacerdotal da Diocese do Porto, onde o visitámos para lhe entregar um ramo de flores e o diploma de Sacerdócio Mais Longo e demonstrar o nosso apreço e gratidão. 

Com um olhar doce e sorridente, o P. Carlos Melo disse-nos que a sua vida fora sempre pautada por fazer a Paz! Contou-nos as suas origens em Moimenta de Cinfães e como chegou ao Alentejo e se tornou sacerdote. Com grande sentido de humor, percorrido por grande gratidão pela vida que teve, conquistou-nos com a sua história e sabedoria.
Na forma como nos exprimia o seu gosto pela boa comunicação e afeto revelou uma perfeita sintonia com o carisma de acolhimento que caracteriza o Encontro Matrimonial. A certa altura pareceu-nos que era ele quem nos visitava e oferecia o ramo de flores das suas vivências, impelindo-nos a continuar a aprofundar a relação de casal e aos consagrados a sua relação com as suas comunidades.